Treino na praia

Insônia: Causas e como combater


A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou manter a qualidade de sono durante a noite. É importante entender seus motivos para que possamos combater esse mal que acomete pelo menos 50% da população.

Sintomas: Dificuldade de dormir, permanecer dormindo, acordar cansado.

Efeitos cognitivos: Dificuldade de concentração, lentidão nas atividades, falta de produtividade e performance.

Podem em casos mais severos causar dores de cabeça e irritabilidade.

Causas:

  • Hábitos inadequados: Se faz extremamente importante instaurarmos hábitos saudáveis de higiene do sono tais como: diminuir estímulos luminosos e neurais pelo menos 40 minutos antes de dormir. Não usar celulares, televisão, tablets. A luz desses aparelhos faz com que nosso corpo desperte. Muito cuidado com os estímulos que você dá ao corpo antes de dormir, filmes, cenas chocantes podem atrapalhar o sono.

  • Ansiedade: Está relacionada com coisas do futuro que não se tem controle e que não vai se resolver naquele momento.

  • Depressão: Relacionado muitas vezes com remorso e coisas do passado que não se tem controle ou como concertar porque já aconteceram.

  • Uso de produtos ou medicamentos que contem estimulantes como cafeína, taurina. Dependendo do nível não é recomendada o uso depois das 18 horas.

  • Falta de rotina: o corpo tem dificuldade de lidar com a falta de rotina.

  • Falta de exercício físico.

  • Dores.

Se prepare para dormir. O corpo precisa desacelerar de um dia atarefado que vivemos. Aí vão algumas dicas

  1. Banho muito quente te deixará com calor. Vai ter mais dificuldade para dormir.

  2. Ajuste o seu quarto: temperatura (deve ser uma temperatura fresca), baixa luminosidade, sem barulho

  3. Deixe o celular longe de você. Quando acordamos a noite o primeiro reflexo é pegar o celular. A luz do celular gera estímulos elétricos que atrapalham o sono. E contribuem para o aumento da ansiedade de saber que você acordou antes da hora. Aí você começa a se pressionar para dormir.

  4. Aceite que você acordou e que está tudo bem. Realize uma respiração para reduzir a ansiedade e desacelerar o corpo. Inspire em 6 segundos. Prenda a respiração por 4 segundos, solte pela boca em 12 segundos, no início será difícil principalmente soltar. Comece cadenciando a soltura de 8 a 10 segundos.

  5. Procure estabelecer uma rotina para seu dia e sua semana. Acordar sempre no mesmo horário e tentar ir dormir no mesmo horário.

  6. A atividade física é crucial para um bom sono. Ela vai gastar energia acumulada e irá atuar diretamente na parte hormonal melhorando a qualidade de vida e do sono.

  7. Medite: Existem uma série de aplicativos que guiam a meditação, no sentido de deixar as coisas irem embora. Os sentimentos ruins como a ansiedade e a depressão. Você precisa não alimentar esses elementos e a meditação ajuda muito a focar no seu corpo e no presente.

  8. Pare de se preocupar com coisas que você não irá resolver no momento. Viva o presente.

  9. Programe o dia. Falta de organização gera ansiedade. Mas aceite quando as coisas não saírem como o programado.

A insônia acomete grande parte da população. É importante fazermos um diagnóstico das causas para podermos combater. Tente essas dicas, elas podem ajudar bastante. O sono é fundamental para o descanso e aumento da performance.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo