Treino na praia

Estresse


O Estresse está intimamente ligado com o estilo de vida. Ele envolve vários aspectos bioquímicos, psicológicos e físicos.

Várias podem ser as causas do estresse. Trabalho, estudos, relacionamentos, pressões do dia a dia. Em resposta ao estresse alterações dos níveis hormonais ocorrem e deixam o corpo no estado de "lutar ou fugir" com predominância do sistema nervoso simpático. Os principais sinais desse processo são a sensação de desgaste constante, alteração do sono, tensão muscular, problemas de pele, mudança de apetite, alterações de humor, problemas de atenção, concentração e memória, além de ansiedade e depressão.

É de fundamental importância tirar um tempo do dia para cuidar do corpo e da mente. A atividade física é comprovada de ser eficaz na redução do estresse pois reduz a produção de hormônios relacionados ao estresse como o cortisol e aumenta a produção de hormônios relacionados ao prazer e a satisfação como a endorfina. Ela age como analgésico, melhorando a qualidade do sono e o bem estar geral. Técnicas de respiração também são recomendadas. Neste blog há uma matéria detalhada sobre essas técnicas. Eu particularmente leio todos os dias para relembrar as técnicas. Elas auxiliam na oxigenação do corpo e do cérebro e desaceleram o organismo para melhorar o processo de relaxamento e digestão. Processos de digestão acelerados causados pelo correria do dia a dia também podem causar o ganho de peso porque comprometem a absorção de nutrientes, contribuindo para o acumulo de gordura.

Se não fizermos alterações no estilo de vida, o estresse pode comprometer o sono, gerar crises de ansiedade, ganho de peso e doenças. Muitas pessoas "se premiam" por passarem por situações de estresse, comprando coisas (o que pode gerar dívidas), descontando na comida (compulsão alimentar), o que pode levar a obesidade, doença que é comum em grande parte da população. A atividade física seria uma alternativa melhor poque gera benefícios não somente na hora da atividade, mas como no dia a dia e na qualidade de vida. O exercício melhora o humor e reduz os níveis de estresse. Ele também auxilia em deixar o dia mais produtivo, o que está ligado a sensação de bem estar.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo