Treino na praia

Atividade física além da estética


Estética é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem se exercitar, porém é importante conhecer e entender os benefícios da atividade física. A obesidade é uma doença preocupante no Brasil, segundo o ministério da saúde em 2015, 17,9% da população era obesa. Esse número vem crescendo, principalmente com a pandemia. Os numeros agora chegam a 60,3% da população. O aumento de peso pode causar doenças cardíacas, circulatórias e respiratórias.

1- Hábitos saudáveis

Nos dias de hoje com os inúmeros afazeres é muito importante ter hábitos saudáveis. Cuidar da saúde física e mental. A atividade física aumenta a energia e principalmente de manhã faz com que o dia renda mais.

2- Combate de doenças

A prática de atividade física pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs. Ocorre um fortalecimento da musculatura cardíaca e redução da pressão arterial. A redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom). A prática regular de exercícios pode reduzir não só o nível de pressão arterial como o de gordura nas artérias que pode obstruir a passagem de sanque nas mesmas. Sendo assim, é um poderoso aliado no combate a hipertensão. A relação cintura-quadril (RCQ) é o cálculo que se faz a partir das medidas da cintura e do quadril para verificar o risco que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular. Isso acontece porque, quanto maior a concentração da gordura abdominal, maior o risco de ter problemas como colesterol alto, diabetes, pressão alta ou atereosclerose.

3- Anti-depressivo

O individuo sedentário tende a apresentar problemas relacionados a autoestima, depressão, aumento de ansiedade, estresse, além de maior risco para desenvolver Alzheimer e Parkinson.

Exercício físico libera hormônios relacionado ao prazer e bem estar como a endorfina dando uma sensação de recompensa. E além disso reduz a produção do cortisol que é o hormônio relacionado ao estresse. Porque esse hormônio é liberado em situações de estresse? O corpo entende o estresse como necessidade de fuga e mobiliza energia para tal. Esse hormônio mobiliza o glicogênio, forma de açúcar guardada no fígado, que vira açúcar na circulação sanguínea para fornecer energia em situações de necessidade. Se não é utilizado, passa a ser depositado no abdômen

4- Saúde de ossos e articulações

A perda de massa óssea ocorre com o aumento da idade, principalmente para mulheres. A atividade física é fundamental reduzir esse quadro e combater a osteoporose. O exercício auxilia na manutenção da densidade óssea, aumentando o depósito de de minerais nos ossos. A musculação se faz muito eficaz no combate de dores nas articulações como joelhos, coluna, tornozelo.

5- Qualidade de sono

Quem pratica atividade física, dorme mais rápido, consegue relaxar e descansa, tem um sono mais profundo, menos fragmentado e de qualidade.

As pesquisas demonstraram ainda que fazer exercício físico regularmente também alivia alguns problemas relacionados ao sono, tais como:

  • Apneia do sono;

  • Síndrome das pernas inquietas;

  • Acordar no meio da noite e não conseguir mais dormir;

  • Dificuldade para dormir.

Procure um profissional qualificado para montar seu treino de acordo com suas necessidades. Os treinos podem ser variados e precisam ser periodizados. Encontre uma atividade que você goste e te dê prazer. Entre em contato com thunder@thundertraining.net e te ajudaremos à encontrar a melhor opção para você.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo